Mudança na tecnologia de chips obrigará operadoras a se adequarem

Chip Sim
Quase duas décadas depois da chegada do primeiro telefone celular com tecnologia GSM ao Brasil, o país está mais uma vez se preparando para uma troca de tecnologia.
Conhecida pela utilização dos cartões SIM (os famosos “chips de operadora”), a tecnologia está sendo, aos poucos, deixada para trás pelos novos modelos de smartphones, que utilizam o eSIM.
Funcionando como um chip que já vem de fábrica, a tecnologia do eSIM exige que a operadora ative remotamente o número do telefone, o que permite que o cliente troque quantas vezes quiser de operadora sem a necessidade de ficar abrindo o aparelho para trocar de cartão.
O primeiro smartphone a utilizar essa tecnologia é o iPhone Xs, que será lançado aqui no Brasil nesta sexta-feira (9). Por enquanto, todos os smartphones que possuem essa tecnologia são modelos híbridos (que utilizam tanto o eSIM quanto os cartões SIM tradicionais), mas a tendência é que dentro dos próximos anos os principais modelos de smartphones utilizem apenas o eSIM.
Alfredo Werner, diretor de desenvolvimento de negócios da Idemia, acredita que a mudança não apenas será benéfica para o consumidor, mas também irá forçar as operadoras de telefonia a reverem todo o seu processo de vendas. Não se sabe ainda o que será das diversas revendas espalhadas pelo Brasil quando qualquer pessoa puder ativar seus chips do conforto de casa, mas a aposta dele é de que as operadoras irão divulgar QR codes para ativação automática de linhas dentro das lojas.
Além das mudanças nas lojas físicas, a ativação remota também obrigará as empresas a atualizarem o sistema de recebimento de documentação, obrigando-as a digitalizar todo o serviço — como já acontece com alguns bancos.
Mas essa mudança de tecnologia não irá significar apenas gastos para as empresas: além dos smartphones, o eSIM também poderá ser utilizado em tablets e laptops, o que deverá ampliar a oferta de mercado para essas operadoras.
Por enquanto, aqui no Brasil apenas a Claro já possui uma plataforma eSIM implementada e funcional, mas espera-se que as demais também estejam prontas para essa mudança dentro dos próximos meses.
Fonte: Teletime

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com exaltação do imaginário caboclo, Caprichoso vence 52º Festival Folclórico de Parintins, no AM

Postos anunciarão preço de combustível válido antes da redução do ICMS

MEC recolhe livro didático com conto que aborda incesto, tortura e morte