Pará ainda tem 400 mil doses de vacina contra a gripe da campanha 2019




Cerca de 400 mil doses de vacina contra a gripe ainda estão disponíveis para a população paraense. Para se vacinar, basta se dirigir até a uma unidade básica de saúde.

Segundo a Coordenação Estadual de Imunizações da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), 68 municípios paraenses (47%) já alcançaram ou ultrapassaram a meta mínima de 90% preconizada pelo Ministério da Saúde para essa campanha. Também é importante ressaltar que a cobertura total no Estado está em 84,76%, três pontos percentuais acima da nacional.

Apesar da Campanha de Vacinação contra a Gripe ter sido estendida a toda a população, a equipe técnica da Sespa continua preocupada com a baixa cobertura vacinal de crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, que ainda está em 76,34%, e de gestantes com 78,96 %. Também preocupa a cobertura vacinal da população privada de liberdade (69,77%), a dos indígenas (85,51%), e a dos policiais civis e militares (43,71%).

Todos os demais grupos prioritários já atingiram a meta no Estado. Os grupos com melhores coberturas são o dos professores com 99,14%, das puérperas com 94,61% e dos idosos com 94,15%.

Na última sexta-feira (31), o secretário de Estado de Saúde, Alberto Beltrame, disse que a finalidade, agora, é ampliar o número de pessoas vacinadas no país e reduzir a circulação do vírus da influenza e os riscos de adoecimento da população. Com a continuação da campanha, ele espera que mais pessoas dos grupos prioritários se vacinem.

"Pois, quanto mais pessoas forem vacinadas, menor a circulação do vírus da gripe na comunidade, menor o número de casos. Isso leva à proteção da sociedade como um todo, inclusive os grupos que não se vacinaram", explicou o titular da Sespa.

O secretário também fez novo apelo à população. "Nessa prorrogação de campanha, nós voltamos a fazer um apelo para a toda a sociedade do Pará, para que compareça às unidades de saúde para tomar a vacina. O objetivo é que consigamos concluir o estoque de doses que nós temos disponíveis e se consiga diminuir o número de casos de gripe em todo o estado do Pará".

Alerta – Neste ano, no Pará, já foram notificados 485 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG), com sete óbitos provocadas pelo vírus influenza, sendo cinco por influenza A/H1N1 e dois por influenza B, dois dos três tipos de vírus que podem ser evitados com a vacina que está sendo oferecida na campanha.

A SRAG é um agravamento de um quadro gripal, portanto, é muito importante que a população tome a vacina, que pode evitar a doença. O mal pode se manifestar de forma grave em pessoas que fazem parte dos grupos prioritários, principalmente, crianças, mulheres gestantes, idosos e pessoas com doenças crônicas.

Por Roberta Vilanova (SECOM) Via Agência Pará

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Postos anunciarão preço de combustível válido antes da redução do ICMS

MEC recolhe livro didático com conto que aborda incesto, tortura e morte

Como consultar o saldo do PIS pelo site da Caixa