Projeto quer eliminar uso de canudinhos de plástico em estabelecimentos de Manaus

Matéria consta na pauta da CMM e prevê a restrição em lanches e restaurantes da utilização de canudinhos de plástico 

 Show canudo 22c53b43 b04b 4715 85d4 7d9896e42b48

Há dez dias do segundo turno das eleições presidenciais e do governo do Estado, a Câmara Municipal de Manaus voltou a discutir, ontem, projeto que proíbe da utilização e fornecimento de canudos plásticos e possíveis mudanças que deveriam ser promovidas na CMM no processo legislativo. Na discussão, o vereador Chico Preto (PMN) defendeu a realização de debate prévio, nos seios das comissões técnicas, sobre os temas diversos a serem votados pelos parlamentares.

Uma dessas discussões, que segundo Chico deveria ser debatida primeiramente com a sociedade, é sobre a proibição do uso de canudinhos que contribui significativamente para a poluição do meio ambiente em razão da composição do material plástico do produto.

“Segmentos que defendem os direitos das pessoas com deficiência me procuraram buscando debater, emitir opiniões sobre o projeto de lei que está em tramitação na Casa e que busca a proibição do uso de canudos plásticos. Lembrando que a ideia do canudo foi concebida a partir da carência de pessoas que não têm mobilidade nos membros superiores ingerirem alimentos líquidos”, mencionou Chico.

O PL 171/2018 é de autoria da vereadora Joana D’Arc (PR), eleita deputada estadual,  que, além da defesa dos animais, também busca soluções para o equilíbrio do meio ambiente. “Meu mandato é compartilhado e desejo trazer esse assunto ao debate”, garantiu a parlamentar.
Sobre as discussões prévias da proibição dos canudinhos, Chico Preto salienta que o debate se faz necessário para a obtenção de respostas, como os prejuízos que essa lei pode trazer; se o canudo pode ser substituído por outro produto e se um deficiente terá que levar o seu canudo de casa todas às vezes que sair. “Esse é o tipo de debate que a Câmara precisa realizar dando voz às opiniões e visões da sociedade que a cada vez mais se organiza”, avalia.

Debate prévio

Ainda conforme o vereador, o debate prévio, antes da votação, deveria ser uma regra, e não uma exceção. Ele garante que, após a aprovação de um requerimento, a tramitação óbvia nas comissões deveria ser precedida por debates com os atores de interesses do projeto de lei. “Esses projetos específicos não podem vir para primeira e segunda discussões, em plenário, sem que antes nas comissões tenham sofrido o debate proposto”, justificou Chico Preto.

Fonte A Critica

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com exaltação do imaginário caboclo, Caprichoso vence 52º Festival Folclórico de Parintins, no AM

Postos anunciarão preço de combustível válido antes da redução do ICMS

MEC recolhe livro didático com conto que aborda incesto, tortura e morte