Pará é o estado da região Norte com maior número de casos de câncer de cólo de útero

Agente causal do câncer do colo de útero é o vírus do HPV. Se contamina com ele através de relações sexuais, explica o presidente da Febrasgo César Fernandes.
                           Resultado de imagem para fotos da vacina hpv

O Pará está no topo de um triste ranking na região norte: o de casos de câncer de cólo de útero. Segundo especialistas, só a visita frequente ao médico pode ajudar no diagnóstico precoce e na cura.

A desepregada Rosineide Aires perdeu as contas de quantos exames teve de fazer. Aos 44 anos ela recebeu o diagnóstico de câncer de color de útero. Hoje, quatro anos depois, ainda é difícil falar pelo que passou. “É muito sofrimento. Ver as pessoas saindo e a gente naquela situação, sem poder fazer nada. Tem que ter fé em Deus e fazer o tratamento”, diz.

Ela venceu essa luta, mas o câncer ainda é a batalha de muitas paraenses. O Pará lidera o ranking na região norte com a maior incidência deste tipo da doença. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostrou que 820 mulheres receberam esse diagnóstico em 2016 no estado. No Amazonas, foram 680 e no Tocantins 180 casos.

A tese de doutorado da médica Valéria Pontes analisou mais de 700 pacientes do Hospital Ophyr Loyola, em Belém, com este tipo de câncer entre 2013 e 2015. Mais de 50% tinham entre 39 e 49 anos e 68% não tinham conhecimento sobre exame preventivo.

Resultado de imagem para fotos da vacina hpv
“É necessário que haja uma melhor informação a respeito do exame preventivo e também uma melhor estrutura a nível das três esferas de atendimento, municipal, estadual e federal”, diz a médica.

A informação é uma arma poderosa de prevenção. É por isso que 2.800 médicos estão reunidos no Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia, em Belém. O câncer de colo de útero está entre os temas discutidos nas palestras. Os especialistas investem em um trio fundamental: informação, exames preventivos e vacinação.

“O câncer é um problema no nosso pais, não é um problema em países avançados. O ideal é prevenir as mulheres para que elas adquiram imunidade para não adquirir o agente causal do câncer do colo de útero, que é um vírus. Se contamina com ele através de relações sexuais. É o chamado vírus do HPV”, explica o presidente da Febrasgo César Fernandes.

A vacina contra o HPV é o que tem de mais avançado na prevenção contra o câncer de color de útero. Mas só é eficaz em mulheres vacinadas até 25 anos. Ir ao médico e realizar exames é a dica que vale para todas. Lição de Rosineide, que foi diagnosticada no estagio inicial da doença.

Via G1 Pará

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com exaltação do imaginário caboclo, Caprichoso vence 52º Festival Folclórico de Parintins, no AM

Postos anunciarão preço de combustível válido antes da redução do ICMS

MEC recolhe livro didático com conto que aborda incesto, tortura e morte